Super Team

.
.
.
Banner AUTOCONSUMO
.
.
.
Banner NOS INVESTIMOS
.
.
.
Banner LED
.
.
.
Banner CFP v 0.2
.
.
.
Banner RemodelaçõesV2
Estudo Luninotecnico

 

estudo luminot

 

Análise dos factores de influência na qualidade da iluminação:
Antes de projectar um sistema de iluminação é necessário identificar e enquadrar no projecto todos os factores  de influência na iluminação de um espaço, tais como:

Nível de Iluminância Adequado
O nível de iluminância apresentado pela SolarWaters corresponderá às necessidades do cliente estando de acordo com norma EN 12464-1 que define o nível de lumens para cada actividade.

Limitação de Ofuscamento
O posicionamento das lâmpadas e luminárias definido na proposta terá em conta a inexistência do efeito de ofuscamento, directo, através da luz direccionada directamente ao campo visual, e indirecta através da reflexão da luz no plano de trabalho, direccionando-a para o campo visual.

Proporção Harmoniosa entre Luminâncias
Acentuadas diferenças entre as Luminâncias de diferentes planos causam fadiga visual, devido ao excessivo trabalho de acomodação da vista ao passar por variações bruscas de sensação de claridade.
Para evitar esse desconforto, projectamos os pontos de luz para que a luminância incidente no piso, parede e tecto não assuma discrepâncias causadoras desse desconforto.

Definição dos pontos de iluminação
Tendo por base a natureza do espaço a iluminar, as actividades que nele serão desenvolvidas e objectivos de iluminação definimos a localização dos pontos de iluminação.

Assim podemos ter:
Pontos de iluminação geral: distribuição uniforme de iluminação pelo espaço, tendo em conta o seu layout.
Pontos de iluminação localizada: Quando queremos incidir a iluminação em locais de principal interesse, como por exemplo áreas restritas de trabalho em fábricas.
Pontos de iluminação de tarefa: Quando queremos que a iluminação incida sobre uma superfície pequena como por exemplo um plano de trabalho.
Pontos de iluminação de destaque: quando queremos colocar uma superfície ou objecto em destaque.
Pontos de iluminação de efeito: Quando queremos que a própria iluminação seja o elemento que suscite interesse.
Pontos de iluminação decorativa: Quando queremos que o próprio objecto de produz, lâmpada ou luminária, seja o objecto de interesse
 
No caso de projectos de substituição de iluminação deve ser calculada se os pontos de iluminação estão adequados a sua finalidade, para assim poderem ser aproveitados para a instalação de um novo sistema de iluminação eficiente.  

 

Definição da temperatura de cor:
Em cada trabalho que desenvolvemos, e tendo em conta a inexistência de uma regra padrão, desenvolvemos um estudo criterioso do objectivo de cada ponto de iluminação e das suas funções.
Com base no primeiro levantamento técnico, onde são identificados objectos, texturas e cores existentes no espaço, determinaremos a temperatura de cor ideal que lhe permitirá obter um bom índice de reprodução de cores.
Tendo em conta que, o IRC (índice de reprodução cromática) é uma das técnicas mais usuais no marketing de retalho, este é um dos elementos que damos especial atenção nos nossos projectos.

TEMPERA KEL
 

Proximidade de fontes luminosas naturais
A proximidade de fontes de iluminação naturais possibilita-nos implementar alguns acessórios no seu sistema de iluminação para eliminar o desperdício energético enquanto pode usufruir de iluminação natural.

 

 

Selecção da tipologia de lâmpada a aplicar e plano de implementação
No desenvolvimento de um projecto luminotécnico a escolha do tipo de lâmpada a utilizar é talvez a decisão de maior importância. Assim a solarwaters antes de propor a utilização por determinado tipo de lâmpada para cada projecto específico desenvolve um estudo preliminar com o objectivo oferecer ao cliente a melhor solução que responda a vários aspectos:
Quantidade de lumens no espaço
Quantidade de LUX incidentes num espaço localizado, como por exemplo num posto de trabalho.
Índice de Reprodução de Cores
Consumo energético da lâmpada (lumens/watt)
Utilização de transformadores de tensão
Ângulos de abertura do fluxo luminoso
Tipo de lumiarias compatíveis

 

Selecção de luminárias e plano de implementação
Em cada projecto específico, além da proposta para o tipo de lâmpada, a SolarWaters recomenda o tipo de luminária que mais se adequa ao seu caso específico, quer do ponto de vista económico, índice de reflexão, direccionamento do fluxo luminoso, e implementação no espaço existente.

 

Cálculo da iluminação geral e dirigida
O cálculo da iluminação geral, é desenvolvido em software próprio e permite ao cliente perceber a quantidade de lumens diluídos pela globalidade do espaço.
Na proposta apresentamos ainda qual a quantidade de lumens que incidem sobre determinado espaço circunscrito ou objecto a iluminar.
Este cálculo é desenvolvido com base em múltiplas variáveis: entre as quais
Quantidade de lâmpadas
Lumens emitidos por cada lâmpada
Grau de reflexão da luminária
Direccionamento do fluxo luminoso

 

Avaliação do consumo energético
Um projecto de iluminação eficiente, além de garantir os níveis adequados de iluminação, Índice de reprodução de cores e conforto, deve ser simultaneamente o mais económico possível.
Assim complementando a nossa proposta, apresentaremos os custos de utilização do sistema de iluminação eficiente em consumo de energia, descriminado por zonas de actuação.

 

 

 

 

 

 

 
Contacte-nos
SERVIcOS

Serviços SolarWaters:

Desenho / Acompanhamento de projectos Formação                                                        Aspiração Central

FALE CONNOSCO

Entre em contacto com um dos nossos técnicos.

Dias úteis - das 9h00 às 18h00


Onde estamos

SOLARWATERS, Lda

Ninho de Empresas ARQCOOP-Sala 2.5
Rua Almirante Sarmento Rodrigues, LT 7
1900-882 Lisboa
210 105 935
geral@solarwaters.pt