Super Team

.
.
.
Banner AUTOCONSUMO
.
.
.
Banner NOS INVESTIMOS
.
.
.
Banner LED
.
.
.
Banner CFP v 0.2
.
.
.
Banner RemodelaçõesV2
Aquecimento Central – Soluções disponíveis e a suas vantagens

 

Banner selecção do aquecimento central

 

Ao falarmos de aquecimento central, deve-mos em primeiro lugar analisar os principais tipos de aquecimento central que existem no mercado e que se dividem em três grandes grupos:

 

Tipo de aquecimento central

 

 

Aquecimento Eléctrico

O Aquecimento Eléctrico, quer em termos de piso radiante quer em termos de radiadores e toalheiros, beneficia de uma instalação simples e económica, tendo no entanto como principal desvantagem os elevados custos de exploração relacionados com o preço da nossa energia eléctrica, agora ainda mais agravada com o IVA a 23%.

         

 

Caracteristicas

 - Instalação simples e económica

 - elevados custos de exploração

 - Permite AQS

Aquecimento Hidráulico

O Aquecimento Hidráulico (passagem de água pelos radiadores ou piso radiante), quer em termos de piso radiante quer em termos de radiadores e toalheiros, acarreta uma instalação mais complexa e dispendiosa, mas ao ser associado a fontes de calor económicas (como bombas de calor, caldeiras a pellet’s ou caldeiras de condensação a gás natural) têm custos de exploração relativamente baixos e que amortizam a diferença de investimento num período reduzido. Este tipo de solução integra-se com a necessidade de aquecer as águas sanitárias nas habitações, não havendo por isso duplicação de investimento.

         

 

Caracteristicas

- instalação mais complexa e dispendiosa

- custos de exploração relativamente reduzidos

- Permite AQS

Ar Condicionado

O Ar Condicionado, trata-se de uma solução relativamente económica com a vantagem de fazer facilmente frio e quente. Quando necessária a realização de águas quentes sanitárias, obriga à existência de um investimento de uma segunda fonte de calor.

         

 

Caracteristicas

- investimento relativamente reduzido

- Ar frio e ar quente

- Não permite AQS

Nota:

Em termos de conforto, claramente que o piso radiante, que tanto pode fazer aquecimento como arrefecimento, é a solução que permite uma melhor distribuição térmica e que cria um ambiente mais confortável e homogéneo.

O Ar Condicionado, bem como os radiadores, por se tratarem de focos de calor distribuídos, originam gradientes de calor conforme a distancia a que estamos dos mesmos.

O ar condicionado requer ainda maiores cuidados de manutenção relacionados com os filtros e níveis de ruido em operação

 

Tipos de Aquecimento

 

Em primeiro lugar teremos que analisar as fontes de calor compatíveis com o sistema de aquecimento instalado. O piso radiante trabalha a 40ºC contra os radiantes que trabalham a 60ºC. Por este motivo os radiadores não podem trabalhar com bombas de calor ou paneis solares.

Teremos assim as seguintes opções:

 

Tipo de acent

 

 

Em segundo lugar convêm estarmos cientes que as alterações que são introduzidas pelo Orçamento de Estado de 2012:

- Aumento do IVA na electricidade e gás natural para 23%

- Fim do gasóleo bonificado para aquecimento

 

Por último , teremos que ter em atenção a existência de gás natural na nossa zona, pois trata-se de uma alternativa mais viável que o gasóleo ou gás de botija (GPL).

 

Quadro comparativo - (valor de investimento / custo de exploração)

 

Simulação para uma moradia de 200m2, dee acordo com o orçamento de estado de 2012

 quadro comparativo de aquecimento central 1

Por exemplo, ao substituirmos uma caldeira a gasóleo por uma caldeira a pellet’s, poupamos cerca de 1.500 € por ano, o que facilmente justifica o diferencial de investimento de cerca de 2300€.

 

Como seleccionar a sua caldeira caldeira:

 

Uma pergunta recorrente dos nossos clientes é:

Qual a caldeira que devo escolher?


A resposta não é linear, mas cabe-nos a nós providenciar o máximo de informação de forma a que possa ser tomada a decisão correcta. Em primeiro lugar temos que distinguir a situação de uma compra inicial de uma situação de substituição e ainda que tipo de caldeiras equipamentos poderemos comprar.

 

 Situação de uma compra inicial:


Tenho uma casa nova, qual a caldeira que devo adquirir?

Nesta situação interessa saber em quanto tempo (em anos) vou recuperar o investimento adicional por exemplo ao comprar uma bomba de calor em vez de uma caldeira tradicional, através da poupança nos custos anuais de exploração. A resposta a essa pergunta está no quadro abaixo:

 

Quadro selecção de caldeira para casa nova

Simulação para uma moradia de 200m2, de acordo com as condicionantes do orçamento de estado de 2012. Valores médios de consumo e preços indicativos dos equipamentos. Quanto a vermelho, os equipamentos não devem ser substituídos.


Assim, de acordo com o quadro, a diferença de investimento necessária ao adquirirmos uma bomba de calor por uma caldeira convencional de GPL, será paga através da redução dos custos de exploração em 1.9 anos.

 

Situação de substituição

Quero substituir a minha caldeira porque está velha ou tenho custos de exploração muito altos.

Neste caso interessa saber em quanto tempo (em anos) vou recuperar o investimento no novo equipamento, por exemplo ao comprar uma caldeira a pellets, deixando de utilizar a minha caldeira a gasóleo actual, através da poupança nos custos anuais de exploração. A resposta a essa pergunta está no quadro abaixo:

 

Quadro selecção de caldeira para substituição

Simulação para uma moradia de 200m2, de acordo com as condicionantes do orçamento de estado de 2012. Valores médios de consumo e preços indicativos dos equipamentos.

 

Assim, de acordo com o quadro, ao deixar de utilizar a minha caldeira a gasóleo, o investimento de adquirir uma caldeira a pellets fica pago por poupança nos custos de exploração em 3,3 anos.

De uma forma geral será seguro dizer que todas as fontes de energia, com excepção da biomassa irão aumentar anualmente significativamente acima da inflação, sendo que o investimento em caldeiras de biomassa ou lenha será sempre um investimento com um excelente retorno.

 

 

Normal 0 21 false false false PT X-NONE X-NONE

Quero substituir a minha caldeira porque está velha ou tenho custos de exploração muito altos.

Para qualquer esclarecimento adicional ou orçamento gratuito - Contacte-nos

 
Contacte-nos
SERVIcOS

Serviços SolarWaters:

Desenho / Acompanhamento de projectos Formação                                                        Aspiração Central

FALE CONNOSCO

Entre em contacto com um dos nossos técnicos.

Dias úteis - das 9h00 às 18h00


Onde estamos

SOLARWATERS, Lda

Ninho de Empresas ARQCOOP-Sala 2.5
Rua Almirante Sarmento Rodrigues, LT 7
1900-882 Lisboa
210 105 935
geral@solarwaters.pt